top of page

A paleta pessoal muda com a idade?

Atualizado: 22 de mar. de 2023

A paleta de cores de uma pessoa muda com a idade? Pode, ou não, mudar!


Mas antes de entrar no mérito desta questão, gostaria de contextualizar minha opinião: realizo análises desde 1994 e, nesta época, fiz a análise de algumas pessoas da minha família e amigos os quais tenho a alegria de acompanhar até hoje, e também refazer seus testes recentemente.


Usando a referencia de nomenclatura do Método Sazonal Expandido (apenas para facilitar a compreensão daqueles que o adotam como método de análise), observei, sim, mudanças significativas de cartela pessoal! De inverno puro, para verão puro (2 pessoas), de outono suave para verão suave (1 pessoa), de primavera clara para outono suave (2 pessoas). Mas também observei duas pessoas que permaneceram uma na mesma cartela de inverno escuro, e outra da mesma cartela de verão frio. Uma amostragem pequena (7 pessoas), mas de análises feitas com alto conhecimento técnico e rigor, e em uma escala de tempo bem longa.


Para bom entendedor, o que aconteceu nestes casos após mais de 20 anos é que estas pessoas perderam significativos valores na intensidade e profundidade das suas cores e uma delas teve a resultante da sua temperatura do rosto (sempre como um todo!) mudando de neutra quente, para neutra fria.


Por isto defendo que sim, a paleta pessoal, pode mudar mesmo considerando-se aspectos apenas fisiológicos (o que falar dos subjetivos, então!), e que quem afirma que ela não muda, ou que dificilmente muda, é somente porque ainda está apegado ao dogma que o sub tom de pele é invariavelmente o fator determinante final na resultante de uma análise de coloração pessoal, sendo sempre ele o determinante das melhores cores para uma pessoa, mesmo frente a uma eventual forte influência paralela de outros fatores (como, por exemplo, a cor e o brilho dos cabelos e olhos). E, talvez por esse apego, acabe também por subvalorizar os princípios fisiológicos inerentes ao envelhecimento (onde se dá a maior, ou menor, perda de pigmentação, de brilho, mudança de coloração dos olhos, cabelos e pele etc)

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page