top of page

Os Pilares da Coloração pelo Método Tonal

Atualizado: 7 de mai. de 2023

A Consultoria de Cores pelo Método Tonal envolve alguns princípios sem os quais ela não se sustenta com acuidade e consistência de resultados.

Seus resultados são construídos gradativamente, iniciando por uma etapa inicial eliminatória, onde as dimensões que evidentemente desfavorecem são de imediato eliminadas (através da análise por Contraste Simultâneo), e uma etapa posterior, na qual se dá a hierarquização por importância dos atributos (de cada dimensão das cores*) que não foram

evidentemente desfavoráveis e, portanto, não previamente eliminados na primeira etapa.

Dessa forma, na segunda etapa, se ranqueiam os atributos pelo grau de harmonia ( Contraste Simultâneo) e também pelo favorecimento na relação com as cores luz refletidas na pessoa (Efeito Cor Luz Refletida) , num processo fundamentalmente comparativo** , onde não existem classificações específicas pré-determinadas, como por exemplo, as do Método Sazonal (de qualquer número de estações, 4, 12, 16 etc).


Os pilares conceituais e técnicos que sustentam sua aplicação são:


1-Conhecimento e treino profundo de olhar sobre as diferentes dimensões das cores* (temperatura, valor e croma; ou, temperatura, profundidade e intensidade, como são mais comumente chamadas na consultoria de cores), seus atributos e as manifestações/reações deles na paisagem do rosto humano (nas partes e no todo), sabendo eliminar previamente os atributos francamente desfavoráveis, e selecionando os favoráveis para uma segunda etapa, para hierarquizá-los em importância para estabelecimento da resultante final cuja interação mais favorece as cores da pessoa em análise.


2-Conhecimento e treino de olhar dos diferentes tipos de contrastes (profundidade, extensão, temperatura e intensidade) entre cores e suas presenças, ou não, nas diferentes paisagens de rostos humanos e também saber discernir qual é a resultante final entre estes contrastes no rosto da cliente em análise.


3-Entendimento que valor médio, ou intermediário de um atributo em cada uma das dimensões das cores, ou dos contrastes, é muito diferente de um valor neutro para os mesmos. O valor médio é muito importante (em si mesmo) na caracterização da resultante final, enquanto o valor neutro não interfere na resultante, ficando o uso da dimensão de cores com esse atributo neutro, subordinada ao respeito da hierarquia dos atributos que foram positivamente ranqueados.


4-Compreender a diferença (e a importância) de cada um destes aspectos:

a) observação por comparação dos efeitos das cores em contraste simultâneo com as cores do rosto

b) comparação entre o aspecto deste mesmo rosto frente à reflexão da cor luz rebatida do pano sobre este rosto (sombreamento, intensificação ou perda de contornos, cores complementares que aparecem etc)


5- Compreensão que a análise das melhores cores não pode ser vista isoladamente do suporte e também contexto em que estas se encontram! Assim, texturas, linhas de contorno e volumes do rosto da pessoa, seu corpo como um todo, sua personalidade e, para mais além ainda, seu desejo de imagem, sua história de cores, sua cultura, seus ambientes e pessoas na vida social, interagem sobremaneira com as suas cores e tons, e nas combinações/proporções feitas entre elas.


6- Saber que analisar intensidade é diferente de analisar brilho e na continuidade, que analisar suavidade é diferente de analisar opacidade. Brilho e opacidade são ambos atributos do suporte em que a cor se encontra, enquanto intensidade e suavidade são atributos de cromância da própria cor. Ambas as análises são importantes, mas deverão ser feitas separadamente (veja aqui o post que escrevi sobre isto).


7- Considerar que as tonalidades das cores da paisagem interior das pessoas são tão importantes, quanto as da sua paisagem exterior própria e do derredor e que dar voz e proporcionar diálogo entre estas paisagens todas é tarefa que algumas vezes não é fácil, e se dá durante toda uma vida, em processo cheio de nuances e ritmos.


* 3 dimensões na perspectiva da Coloração Pessoal

** eu uso também, paralelamente e adicionalmente ao Método Comparativo, o Método Investigativo (principalmente nos Olhos)
















1 comentário

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Convidado:
18 de mai. de 2024

Olá! Posso utilizar seu texto com créditos para compor um post do meu brechó no instagram?

Curtir
bottom of page